Postado em 10 maio, 2012 por em Sem categoria

 Contratante: Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável (FBDS)

Este projeto teve como objetivo a elaboração de um artigo para apresentação em Workshop promovido por lEDF-FBDS-IPAM, realizado no Rio de Janeiro em agosto de 2010 sobre Potencialidades do Mecanismo Cap-and-Trade no Brasil, vantagens, desvantagens e barreiras à sua implementação Além do setor energia foram apresentado estudos sobre a agricultura, indústria, transporte e REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal.

O papers serviu de base para as discussões dos participantes do Workshop, considerando que as projeções futuras da geração de energia elétrica apresentam a maior taxa de crescimento de emissões para os próximos 25 anos (quase 7% ao ano), fazendo com que a participação desse segmento nas emissões totais aumente de 6% em 2005 para mais de 10% em 2030. Foram abordados os seguintes principais aspectos:

  • O contexto atual do setor elétrcio e cenários das estruturas de consumo e emissões desses setores, até 2020.

  • As oportunidades para implementação de projetos de redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE) nos próximos anos, até 2020.

  • Analise dos possíveis benefícios e riscos para o Setor de Energia decorrentes da implementação de um sistema de cap and trade associado à adoção de restrições setoriais às emissões.

  • Identificação dos possíveis impactos na produção de energias renováveis (biocombustíveis, eólica, solar, etc.).

  • Identificação dos principais condicionantes e barreiras à implementação desse regime, sob a ótica do Setor de Energia.

Equipe:

Osvaldo Soliano Pereira

Tereza Mousinho Reis

Maria das Graças Figueiredo

Concluído: 2011

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>