Contratante: Instituto do Meio Ambiente do Estado da Bahia (IMA)

Os aspectos legais, administrativos e práticos do regime de mudanças climáticas são extremamente complexos e detalhados, o que requer amplo conhecimento sobre a estrutura desse regime internacional, bem como suas interações com os sistemas legais nacionais. Ademais, as regras desse sistema global estão em constante desenvolvimento.

Neste sentido se inseriu esta proposta de capacitação para os membros do Fórum Baiano de Mudanças Climáticas e para o quadro técnico do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Os cursos com duração de 24 horas/aula cada cobriu os seguintes temas para os membros do Forum: base científica das mudanças climáticas, impactos sobre ecosistemas, saúde, mitigação, adaptação, arcabouço institucional e Plano Nacional Para o quadro técnico do IMA, foram abordados os seguintes tópicos: licenciamento e mudança climática, setores mais impactantes (indústria, energia, resíduos) e mais vulneráveis (recursos hídricos, regiões costeiras e ecosistemas sensíveis).

Para ministrar as aulas foram convidados experts de distintas instituições do país como: MCT, UFBA, UFRJ/COPPE, USP, INPE,Fundação Osvaldo Cruz, EMBRAPA. Pelo CBEM, participaram como palestrantes: Osvaldo Soliano e Tereza Mousinho

Concluído 2009/2010

Comments are closed.