Ano de Início: 2013. Duração: 12 meses.

As condições climáticas brasileiras associados às elevadas temperaturas ambientes registradas no nordeste do país, resultam em expectativas peculiares para o desempenho das diferentes tecnologias solares fotovoltaicas. Neste contexto este projeto apresenta uma proposta original e inovadora e se justifica ao propor a instalação e monitoração de cinco geradores solares fotovoltaicos utilizando tecnologias de filmes finos e silício cristalino em um clima de elevados índices de irradiação solar e temperatura ambiente, em localidades da Bahia e da Paraíba.
Os parâmetros de desempenho serão comparados através da monitoração do desempenho elétrico dos geradores fotovoltaicos, das temperaturas ambiente e dos módulos fotovoltaicos destas diferentes tecnologias e da irradiação solar incidente através da instalação de uma estação solarimétrica, de modo a avaliar a tecnologia mais apropriada às condições de operação locais.
Os resultados a serem obtidos neste projeto são de interesse não somente científico e tecnológico, mas também econômico, na medida em que a seleção da tecnologia solar fotovoltaica mais apropriada para o clima local terá grande influência no desempenho da geração das usinas. A informação a ser obtida com os resultados deste projeto serão de grande importância nas decisões estratégicas das empresas que almejarem a instalação de usinas solares na região nordestina do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>